CLASSES

PORTO BELO

Tudo é encantador em Porto Belo, cidadezinha colonizada por açorianos há mais de 250, anos no litoral norte de Santa Catarina: com praias calmas, as trilhas suaves, os pequenos restaurantes no centro da cidade e à beira-mar, as inscrições rupestres na Ilha de Porto Belo, os bares flutuantes entre as praias do Araçá e Caixa d’Aço e a vista maravilhosa que se abre aos visitantes do alto do Estaleiro.​

Os atrativos de Porto Belo são muitos e com certeza o foco de quem a visita é seus atrativos naturais, que encantam por sua natureza exuberante e ainda conservada. Todo esse cenário pode ser contemplado através dos diversos tipos de embarcações que oferecem passeios de barcos, temáticos ou artesanais, ou ainda, nas agências que promovem passeios no município e seus arredores por trilhas bastante rústicas pelas mais lindas paisagens da região.

Porto Belo é considerado o melhor porto natural do Brasil e por suas características genuínas, e beleza, ganha maior movimento na alta temporada de verão, se consolidando como um destino de embarcações e transatlânticos (navios de cruzeiros), por isso em 2009 a cidade recebeu o título de capital Catarinense dos Transatlânticos. Além de possuir diversas marinas que proporcionam ao viajante um excelente apoio para a atividade náutica.

Possui águas tranquilas, pois está localizada em uma baía, protegida das influências das marés.A vida noturna possui maior movimentação na alta temporada de verão onde oferece casas noturnas, casas de show, bares e restaurantes com música ao vivo.

O comércio local é bastante variado com alguns pequenos condomínios comerciais e lojas diversas. Possui grande destaque na gastronomia onde diversos serviços de alimentação servem desde pratos típicos até os mais sofisticados, atendendo a todos os gostos e paladares.

A diversão é garantida para toda a família, Porto Belo oferece diversas atividades que vão desde passeios de barco, a parque aquático, kart, aluguéis de quadriciclo, sítios, alambique, shows e feiras. Escolha seu roteiro e divirta-se.


UM POUCO DE HISTÓRIA
Por muitos anos antes da colonização, o município já era conhecido pelos navegadores por ser uma enseada de águas tranqüilas e aptas à navegação. A enseada ainda continha em suas águas, uma pequena ilha onde os navios poderiam abrigar-se de tempestades e ventos em total segurança.
A colonização aconteceu por volta do século XVIII, quando em 1753 o governo português enviou um grupo de 60 casais do Arquipélago dos Açores, já com o objetivo de iniciarem uma povoação.
O crescimento do povoado foi lento, além da difícil adaptação ao clima, os espanhóis costumavam atacar a localidade. Costuma dizer que a localidade ficou entregue a própria sorte.
Em 1818, o povoado da enseada das Garoupas foi elevado à condição de Colônia, recebendo o nome de Nova Ericeira. Nesta época foram enviadas 101 pessoas entre homens e mulheres da localidade de Ericeira, uma colônia de pescadores de Portugal. O objetivo era de darem inicio a atividade pesqueira em nossa região.
Assim, de povoado a colônia, de colônia a Vila, e em fim, Município desde 1837.
Porto Belo traz na bagagem, desde a maneira de falar, até o modo de pescar de nossos colonizadores, cada ato, cada costume, ainda tem um pouquinho de cada açoriano para cá enviado.

Vídeos de Porto Belo